O planejamento de Trade Marketing é essencial para um profissional que pretende se destacar no mercado e para as empresas que almejam atingir seus shoppers com mais eficiência. Por isso, alguns conceitos têm ganhado força na área e prometem ganhar atenção total em 2020. Vamos falar um pouco sobre cada um deles!
1) Live Marketing
O conceito de live marketing talvez seja o mais conhecido pelos shoppers, que podem não associar o nome à prática, mas com certeza já vivenciaram essa situação. A ideia é simples: a marca proporciona mais que um produto, ela entrega uma experiência única ao cliente, que vai além da simples venda e gera um tipo de memória emotiva.
Quem nunca recebeu uma amostra grátis no supermercado de algum produto? Ou na Páscoa não passou por aquele corredor cheio de ovos de chocolate, barras, caixas de bombom e uma decoração super chamativa?
Esses são exemplos comuns do nosso dia a dia, mas as possibilidades são enormes e se o promotor estiver conectado com as tendências de mercado, pode gerar experiências incríveis.
2) Experiência sensitiva
Esse é um item que pode ser confundido com o live marketing, mas ele apresenta uma particularidade que fisga o cliente. Assim como o live marketing, as experiências sensitivas também são uma forma de ativar a marca, mas com uma característica única: ele mexe com os 5 sentidos dos clientes – visão, audição, paladar, tato e olfato.
Uma forma muito comum é aquele cafezinho cortesia “coincidentemente” no mesmo corredor em que estão os sacos de café ou um cheiro exclusivo para determinada marca.
3) Venda relacionada
Imagine que você está no mercado e resolve fazer uma macarronada para o jantar. Você se direciona para o corredor comprar o macarrão, compra um espaguete, uma massa de tomate e um queijo ralado, tudo no mesmo corredor.
Passou pela sua cabeça que um item não tem nada a ver com o outro? Pois é, realmente não tem, mas o promotor precisa pensar estrategicamente e lembrar que ao comprar um item, é muito provável que a pessoa também precise de outros. Talvez o consumidor nem lembrasse de comprar o queijo ralado se ele estivesse na mesma prateleira que os outros queijos comuns.
Esse é o conceito de venda relacionada, aproximar itens que sozinhos não tem ligação um com outro, mas que no dia a dia possuem uma ligação.
4) Locais estratégicos
Os pontos de venda também podem ser definidos de acordo com aspectos cognitivos dos clientes, você não sabe que gosta de algo, mas com certeza gosta, quer um exemplo? Depois de fazer aquela compra do mês, você está na fila com o carrinho cheio, esperando a sua vez de passar no caixa. Eis que, olha para o lado e vê uma caixa de pilhas, no impulso pega, afinal você não sabe como estão as pilhas do controle da TV da sala né? Depois de 10 minutos e nada da sua vez chegar, qual a próxima vítima? Exatamente, uma barra de chocolate, cirurgicamente posicionada na fila.
O local onde o promotor coloca o produto não é escolhido sem uma clara intenção, para isso existe um estudo que visa atrair o consumidor, chamar sua atenção, apenas pela forma como ele está destacado em um comércio.
Essas são as principais tendências que vão se destacar no mercado de Trade no próximo ano. Algumas já são conhecidas antigas dos profissionais da área, outras vão demandar muito estudo e criatividade. O mais importante é o promotor ficar sempre atento ao que acontece no mercado para aperfeiçoar ainda mais suas ações e oferecer soluções criativas e dinâmicas. É necessário inovar!
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