Quando o assunto é vender, estar de olho na concorrência e no próprio comportamento é rotina para todas as empresas. É importante acompanhar a trajetória dos seus produtos e dos outros players do mercado, pois em um tempo onde tudo muda muito rápido, qualquer novidade pode impactar no desempenho de sua marca no PDV.

Existem muitas modalidades de pesquisa no mercado e cabe à empresa definir quais delas se encaixam mais na busca dos seus objetivos e no cumprimento de suas estratégias. De qualquer forma, uma empresa que vende seu mix de produtos no PDV normalmente demanda determinadas pesquisas que podem clarear muito sua visão de performance. Essas pesquisas podem apontar se algum produto está vendendo mais, menos, se está com preço competitivo, se os estoques estão altos ou baixos, se estão próximos da validade e como a concorrência está se comportando nas gôndolas junto a eles. Essas pesquisas, quando compiladas, podem fornecem ricas informações para tomadas de decisão imediatas e podem surtir efeito prático em pouco tempo. Vamos ver algumas das pesquisas mais frequentes no varejo?

Pesquisa de Preço

Através da pesquisa de preços, os promotores fornecem informações sobre a precificação dos produtos no PDV. Ela é uma das pesquisas mais importantes, pois revela qual é o preço do seu produto e do seu concorrente em determinado PDV, permitindo que sua empresa saiba ele está sendo vendido a preços fora do comum e qual é a comparação dele com as outras marcas expostas. Se uma empresa detecta que seu preço está muito mais elevado do que os outros, pode propor ao estabelecimento uma adaptação ou a criação de uma ação promocional a fim de remarcar os valores para patamares mais competitivos, dentro da realidade. Afinal, esse é um dos principais pontos que seu consumidor leva em consideração na hora de escolher entre um produto ou outro!

Pesquisa de Validade

A pesquisa de validade, além de fornecer informações sobre o vencimento próximo de alguns produtos é uma interessante maneira de analisar a performance de um mix no PDV. Detectar que muitos produtos estão alcançando a data de validade pode ser um indicador de que as vendas não vão bem, que o preço está muito alto, que o produto não está bem exposto ou que o volume de compra do ponto de venda pode estar maior do que a sua demanda, por exemplo. A partir do comportamento de validade dos seus produtos você pode tomar providências que possam resolver a questão, seja através de uma promoção relâmpago, o reposicionamento do planograma, readequação de preços ou outras ações.

Pesquisa de Exposição

Essa pesquisa tem como finalidade entender visualmente como está a exposição do seu produto comparada aos outros concorrentes. Nela, o promotor capta uma imagem geral da gôndola e pode entender se o planograma está sendo executado corretamente e como está a exposição dos demais players. Se os dados fornecidos não favorecerem seu produto, você pode propor ao PDV que ajuste a exposição do seu mix a fim de obter uma melhor performance e visibilidade.

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