Após o término do período de festas de fim de ano, a grande maioria do comércio passa por uma redução natural no movimento e demanda logo no começo do ano.
No entanto, isso não significa que seus lucros devem parar. Neste artigo, vamos debater como manter um bom ritmo de vendas e dicas práticas para serem adotadas nos primeiros meses do ano.
As vendas não param
Este é o momento ideal para inovar e adotar estratégias criativas que mantenham o interesse dos consumidores.
No cenário pós-Natal, onde muitos varejistas estão competindo por atenção, a fidelização se destaca. O período pós festas é ideal para isto, visto que, consumidores que tiveram uma boa experiência de compras no fim do ano anterior, tendem a voltar.
Aqui estão algumas dicas para manter o ritmo nas vendas pós-festas:
Programas de descontos: Crie programas de fidelidade que incentivem os clientes a continuarem comprando, oferecendo descontos exclusivos, brindes ou acumulação de pontos para futuras compras. Ao oferecer incentivos, descontos exclusivos ou programas de recompensas, você motiva os clientes a continuarem comprando em sua loja.
Ações especiais: Organize ações ou colaborações exclusivas para atrair clientes à loja. Isso pode incluir lançamentos de produtos, parcerias com influenciadores locais ou atividades interativas no pdv…
Descontos pós-festas: Ofereça descontos especiais em produtos que podem ser essenciais para o começo do ano, muitas pessoas costumam ‘’abastecer o estoque’’ com itens diversos.
Queima de estoque pós festas: Criar promoções para produtos específicos que sobraram no estoque é uma medida interessante, estratégias como descontos progressivos e promoções especiais para produtos escolhidos, atraem os consumidores e aumentam o ticket médio das compras. Muitos clientes esperam por saldões ou liquidações após as festas.
Kits e combos: Estratégias como a venda cruzada, incentivam o consumidor a comprar produtos adicionais com a vantagem do custo-benefício.
Divulgação: Trabalhar bem a divulgação das ações, principalmente online, seja por redes sociais, email marketing ou até com informações no pdv é crucial para chamar a atenção do consumidor e despertar o desejo de compra.
Estratégia de Retenção: Desenvolva uma estratégia de retenção de clientes, identificando os fatores que levam à perda de vendas, dessa forma é mais fácil criar estratégias para reverter a situação.
Reforço no PDV: Uma estratégia crucial para manter o dinamismo nas vendas é contar com uma equipe flexível, em todas as épocas. Com o Promotor Freelance, é possível contratar profissionais sob demanda, trabalhando melhor o ponto de venda, realizando degustações, reforçando ações de trade marketing e muito mais. Permitindo assim que a marca adapte sua força de trabalho conforme as necessidades específicas de cada momento.
Não deixe o ritmo pós natal cair
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