É crucial que os promotores de vendas tenham um roteiro de visitas bem definido para sua rotina de trabalho – e é melhor ainda quando são construídos de forma acessível e direta. Quando esses roteiros são criados com estratégias adequadas, economizamos tempo, podendo reduzir custos e aumentar a lucratividade das empresas.
Existem várias maneiras de criar um roteiro de visitas, utilizando diferentes estratégias. No entanto, independentemente do método escolhido, é fundamental considerar fatores que possam aprimorar a rotina e o fluxo de trabalho. Grandes gestores otimizam o seu tempo e focam em critérios que agilizam todo o processo do promotor de vendas, também.
Um roteiro de visitas sem planejamento prévio tem muito mais chances de transformar a visita do promotor de vendas ao PDV em uma atividade ineficiente. Isto ocorre porque o profissional pode precisar lidar com situações inesperadas, como a possibilidade de não encontrar o cliente disponível no momento da visita, ou precisar visitar o mesmo estabelecimento repetidamente em um curto período de tempo, o que pode ser pouco produtivo. Outro problema comum é desperdiçar tempo e recursos com rotas mais longas e demoradas.
Por isso, o Promotor Freelance separou algumas dicas para criar um roteiro excelente para os seus promotores de venda:
Alinhe suas estratégias para elaborar um roteiro eficiente
Um roteiro de visitas puramente intuitivo para promotores de vendas, sem a instrução correta do que realizar, pode levar à ineficiência e ao desperdício de recursos e tempo, gerando custos desnecessários, além de poder contribuir para o desgaste dos colaboradores. Um roteiro intuitivo e informativo garante o sucesso.
Alinhe suas estratégias: determine a frequência das visitas, acompanhe a rota realizada pelos promotores e limite as horas paradas no trânsito. A partir disso, você pode focar em outros critérios, como:
Atualizações do cadastro dos seus clientes
Atualize regularmente o cadastro dos clientes, incluindo telefone, endereço e gerente, para evitar que os colaboradores percam tempo visitando unidades fechadas ou com endereços desatualizados. Faça uma revisão semestral de todos os clientes para validar e atualizar as informações. Atribua especificações dos pontos de venda para ter informações precisas à mão.
Faça o check-in e o check-out
Criar o hábito de fazer check-in e check-out durante as visitas é uma forma eficaz de aprimorar a operação de trabalho. Isso permite verificar com precisão o horário de chegada, de saída e quanto tempo foi gasto com cada atendimento, possibilitando a mensuração da eficiência dos colaboradores e identificando quais clientes requerem mais tempo.
Um bom roteiro é um roteiro personalizado
Criar roteiros inteligentes para visitas de promotores de vendas envolve a definição de critérios que visam otimizar o processo. Isso pode incluir fatores como o horário mais adequado para visitar determinado cliente, a segmentação de visitas por regiões, rotas mais eficientes, distribuição das rotas de acordo com os promotores disponíveis e disponibilidade de insumos necessários.
Outra maneira de roteirizar as viagens é por meio de objetivos, como minimizar custos, otimizar tempo, diminuir ociosidade e distribuir cargas de trabalho igualitariamente entre os promotores.
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