O natal está muito próximo, mas nessa semana você ainda pode mudar tudo para que as suas vendas sejam efetivas. Afinal, para vender bem nesse período, não basta ter promoções atrativas, pois esse é o foco para você e todos os concorrentes, e sim ter um planejamento estratégico, para que a ação seja realmente rentável para o seu negócio.
Na época de final de ano as pessoas ficam mais propensas às compras no período do Natal e ano novo, o que já facilita para o comércio. Para aproveitar esse momento, nós separamos 5 dicas para que você possa vender muito nessa semana. Vamos lá?
Analise o natal dos anos anteriores
Sem dúvidas, você deve obter um registro de vendas referente ao natal do ano passado, não é? Essa é a hora de usar esses dados a seu favor. Levante informações de pelo menos três anos, analise quais foram os itens mais vendidos e quais foram os que ficaram parados na gôndola. Observe também quais foram os produtos que mais contribuíram para a lucratividade do seu negócio na época analisada. Essa análise é importante para você se basear e aplicar recursos financeiros da empresa eficientemente, com maiores chances de acerto. Quanto a tudo isso, é necessário observar se o comportamento do seu público mudou ao longo desses anos e, é claro, se mudou, adequar ao seu planejamento.
Estoque sempre abastecido
De fato, isso é imprescindível. Um dos pontos mais importantes na hora de preparar a sua empresa para as vendas de natal, com as compras feitas, o estoque fica cheio à espera dos clientes, mas, para que as vendas sejam de fato realizadas com o sucesso que você espera, o seu estoque precisa estar organizado. Por isso, você deve criar estratégias de organização para o estoque. Analise a melhor forma de dispor os produtos, considerando a acessibilidade e a indução de busca por produtos complementares, etiquetando os produtos e controlando as entradas e saídas.
Prepare os seus vendedores
O grande número de pessoas no PDV exige uma preparação especial dos seus vendedores. Mas, antes de pensar em promover um treinamento para sua equipe, verifique a necessidade de contratar mais funcionários para esse período. O Promotor Freelancer pode de auxiliar bastante nessa época do ano. Você conta com repositores qualificados para exercer um ótimo trabalho e não cria vínculos empregatícios por esse curto período, seria uma ótima opção.
Depois de verificar a necessidade do número de funcionários, junte toda a equipe para um treinamento que aborde conhecimento no atendimento. O bom atendimento é um excelente caminho para fidelizar clientes e aumentar lucros.
Trabalhe com promoções de natal
No final de ano, é comum serem realizadas as brincadeiras de amigo secreto com os colegas do trabalho, academia, família, etc. Geralmente, é estipulado um valor para os presentes e a partir daí começa a busca por produtos que se enquadrem nessa faixa. Essa é uma ótima razão para que você faça promoções na loja e estimule as vendas de Natal. Aqueles produtos que você precisa vender com urgência para abrir um espaço no estoque, podem ser colocados em promoção, o shopper fica feliz e seu estoque limpo.
Decore o seu PDV
Uma decoração com clima de Natal é um excelente chamariz para a sua loja. Os clientes se sentem cativados e gostam de conferir as novidades no ponto de venda e, quando a loja está enfeitada, já é um grande sinal que ali existem novas possibilidades, criando a vontade de entrar dar a famosa, “olhadinha”. Aposte em enfeites de natal, adequando o estilo da sua loja ao clima de final de ano.
Com organização e disciplina a sua loja pode alavancar as vendas neste final de ano. Se prepare, pois o consumidor já está pronto para tudo isso. Para mais dicas quanto às datas, sazonalidades e outros fatores que podem fazer o diferencial na sua venda, acompanhe o nosso blog. Até a próxima.