No mercado do Trade Marketing as coisas acontecem de uma forma muito rápida. Por isso, temos utilizado cada vez mais soluções e ferramentas para gerar indicadores precisos. Em uma ação bem estruturada, conseguimos coletar dados no PDV e usá-los para direcionar o negócio. Porém, em muitos casos, é possível coletar milhares de números, distribuídos em dezenas de dashboards, e mesmo assim, não conseguirmos respostas e nem ações efetivas. Para uma melhor utilização desses números, queremos te dar algumas dicas de otimização de vendas coletando dados no PDV.

Uma grande dica para coletar no PDV é: Por quê e para quê?

Reflexione: o número 44 te diz alguma coisa? É um número bom ou ruim? As respostas para essa questão podem ser diferentes porque não estamos inserindo em contexto nenhum, além da referência no número. Ou seja, a resposta certa vai depender do contexto, senão o número 44 não vai te dizer nada.

Esse é o resultado de quando pegamos vários números sem entender o motivo e o que desejamos a partir dele. Se não há um planejamento estratégico, não adianta haver indicadores. Então, encontramos um fluxo a ser seguido para que os processos não sejam interrompidos e os resultados comecem a aparecer.

  • Primeiro pergunte;
  • Junte os dados;
  • Organize as informações;
  • Monte uma estratégia;
  • Crie possibilidades com a resposta;
  • Execute uma ação.

Entenda seus números e tenha uma regra de negócio bem estabelecida.

Um grande problema que impede o uso efetivo dos dados coletados no PDV é a forma com que os números são traduzidos. Nem sempre a informação precisa chegar de forma quantitativa, em tabelas ou gráficos. Resolva os números que você tem anotados em campo com informações externas, avalie o contexto, a perspectiva, compare com o comportamento dos shoppers, com foco principal nas pessoas que vivem naquela determinada região.

Se os dados geram conhecimento, você pode comunicar isso de forma natural. O trabalho funciona quando esses dados trazem algum tipo de valor real para a organização. Traduza esses números e explique de uma forma simples para seus promotores entenderem o que de fato está acontecendo.

Não queira tudo ao mesmo tempo. Não pule as barreiras. A maturidade pode começar aí, em não atropelar o processo. Monte os primeiros KPIs de acordo com a estratégia.

Confie nos dados coletados

Todo processo novo gera um pouco de medo, mas o melhor nesse caso é enfrentar a insegurança e apostar na estratégia. Por meio da coleta da dados, os padrões são facilmente desvendados. Porém, esses padrões nem sempre vão corresponder às expectativas de quem está analisando os mesmos.

Quando você já se dedicou a estruturar um processo, o próximo passo é confiar nos dados.

Faça coletas de informações inteligentes no PDV. Não se confunda em relatórios manuais, suscetíveis ao erro. Saiba de tudo o que está acontecendo no ponto de venda, use uma solução para gerenciar a operação. O Promotor Freelance te ajuda muito a coletar todos os dados necessários para que sejam montados planejamentos eficientes, que os resultados apareçam de forma simples e fácil de ser trabalhada.

A partir disso, vamos movimentar os números? 🙂

Se você gostou do texto, fique de olho em nossa página para novas dicas fresquinhas referente ao mercado de trade marketing. A alma do negócio é sempre se manter atualizado. E, se precisar contratar promotores sob demanda para colocar suas estratégias em prática, clique aqui e conheça o Promotor Freelance!

Até a próxima!