Problema nem sempre é sinônimo de fracasso – muitas vezes são oportunidades para melhorar. Na jornada de crescimento de uma empresa, sempre haverá momentos em que precisamos aprimorar algo e é nesses desafios que provamos nossa capacidade de destacar nossa marca no mercado. São nesses desafios que provamos a nossa capacidade de destacar a nossa empresa em meio ao mercado.

 

No entanto, é necessário identificar os erros para evitar que os mais comuns se repitam. Principalmente quando são falhas que prejudicam o negócio e comprometem os resultados de venda.

 

A jornada do consumidor deve estar sempre no centro das estratégias de negócios. É importante entender as necessidades dos clientes e garantir que sua experiência seja a melhor possível. Para isso, o Promotor Freelance pode trazer algumas dicas para descomplicar e agilizar essa jornada, ajudando as empresas a se destacarem da concorrência.

 

Os principais problemas do PDV para evitar

A ocorrência de problemas no ponto de vendas pode impactar negativamente no faturamento da empresa, bem como gerar a percepção de que ela não está apta a atuar no mercado. Por essa razão, é essencial que a gestão esteja ciente das falhas mais comuns, a fim de tomar as medidas necessárias para evitá-las e manter o negócio em ordem, evitando problemas mais complexos.

 

1- Processos de venda e atendimento complexos

A venda não se resume apenas a entregar um produto ao cliente, mas sim a proporcionar uma experiência positiva. E para que seja uma experiência inesquecível, o processo de venda e atendimento deve ser simplificado. Para isso, é fundamental simplificar o processo de venda e atendimento, garantindo que o produto esteja em um local acessível e que o atendimento seja rápido e sem burocracias

 

O shopper quer finalizar a compra com rapidez e sem contratempos, o que, quando não acontece, afeta diretamente sua satisfação. Facilitar esse processo envolve adequar tarefas da rotina, automatizar fluxos de trabalho e organizar os dados dos clientes. Simplificar a gestão na prática é essencial para aprimorar a experiência do cliente.

 

2- Fila aglomerada no caixa

Falamos anteriormente que o processo de venda deve ser o mais simples e rápido possível – e isso se aplica na hora de pagar, também. Longos tempos de espera na fila podem proporcionar uma experiência ruim para o cliente e prejudicar a imagem da empresa. Por isso, é importante garantir que o processo de pagamento seja ágil e sem filas extensas. Principalmente se o shopper decidir abandonar a compra por variados motivos, como outros compromissos, ou pior: insatisfação. Normalmente, quem enfrenta a fila no caixa tolera uma espera de cinco minutos em média.

 

No caso de supermercados, contratar empacotadores pode agilizar o processo de pagamento.

 

3- Suporte indisponível

É comum que problemas aconteçam no PDV, principalmente quando se trata de atendimento ao público. Imprevistos acontecem. Por isso, é fundamental ter um excelente canal de relacionamento para solucionar qualquer problema que possa ocorrer. Investir em uma equipe com boa comunicação, organização e agilidade é essencial para garantir a satisfação do cliente.

 

4- Tomada de decisões incertas

Tomar uma decisão, quando se tem tanto em jogo, não é uma atividade fácil. No caso de uma empresa varejista, é necessário ter muito conhecimento e agilidade para tomar decisões que não prejudiquem outros setores do negócio. A melhor dica para tomar uma decisão certeira é munindo-se de todas as informações necessárias para evitar riscos e escolhas erradas.

 

Faturamento, número de vendas de um produto, percentual de contribuição para o lucro bruto, quantidade em estoque, feedback do consumidor e muito mais, são dados que facilitam a sua gestão e ajudam na tomada de decisões importantes.

 

5- Ausência de preço nos produtos

Não há nada mais frustrante do que buscar um produto e não conseguir encontrar o seu preço. Na grande maioria das vezes, o shopper desiste da compra ou busca o produto da concorrência. Por isso, é necessário não apenas se atentar a falhas como esta, mas também ter um promotor de vendas que visite, com frequência, o PDV para garantir que os produtos não estejam etiquetados incorretamente.

 

 

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