Se você é dono de um negócio no varejo e está na busca de aprimorar sua estratégia de mix de produtos para atender melhor seus clientes, está no caminho certo! Afinal, um mix de produtos é uma das estratégias mais importantes presentes no varejo e que garantem um desempenho maior nas vendas da sua marca.
Mas afinal, para que serve esse tal mix de produtos? O mix de produtos determina o que você oferece aos seus clientes, e impacta diretamente na satisfação do cliente e, claro, nas vendas. A estratégia de mix de produtos no trade marketing é elaborada para determinar quais produtos ou serviços uma empresa vai oferecer aos clientes em um determinado mercado ou Ponto de Venda. Ela visa equilibrar a variedade, quantidade e qualidade dos produtos para atender às necessidades e preferências dos consumidores.
Você sabe por onde começar? Abaixo, você encontra dicas infalíveis para montar o mix de produtos que vai melhorar as suas vendas.
Dicas infalíveis para definir o mix ideal dos produtos para o seu cliente
Definir o mix de produtos ideal para atender às necessidades do cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Começaremos para o
Conheça o seu público-alvo antes de tudo. Realize pesquisas de mercado, colete dados demográficos e comportamentais e, se possível, estabeleça um diálogo direto com seus clientes para entender suas necessidades e desejos. Isso ajudará a identificar quais produtos são mais relevantes para eles e quais devem ser priorizados no mix.
Analise o histórico de vendas – o histórico de vendas é uma fonte valiosa de informações. Analise quais produtos tiveram melhor desempenho no passado, quais sazonalidades podem afetar as preferências dos clientes e quais tendências do mercado estão em ascensão. Isso permitirá ajustar o mix de produtos para atender às demandas do momento e às expectativas futuras.
Mantenha um equilíbrio estratégico. Ao definir o mix ideal, busque um equilíbrio entre produtos de alto valor e margem de lucro, produtos de alto giro e itens complementares que incentivem vendas adicionais. É importante também considerar a variedade de produtos para atrair diferentes segmentos de clientes. Monitorar regularmente o desempenho de cada item no mix e fazer ajustes conforme necessário também é protagonista quando se trata de manter o equilíbrio estratégico ao longo do tempo.
Obtenha as informações necessárias para realizar um mix de produtos assertivo
Você já sabe a importância de ter um mix de produtos personalizado de acordo com o seu cliente – e que sem o histórico de vendas e uma estratégia de equilíbrio, o seu mix não funciona. Só que para colocar em ação toda essa estratégia, você precisa de um promotor de vendas no seu PDV coletando todas as informações necessárias para que a sua marca tenha, de fato, uma estratégia personalizada. Isso inclui valores da concorrência, qualidade do seu produto, feedbacks dos compradores (e não-compradores), organização na gôndola, sazonalidade e muito mais.
Todas essas informações você encontra no Promotor Freelance. Funciona assim: pela nossa plataforma, você cadastra gratuitamente a sua empresa e pode começar a enviar demandas para promotores cadastrados com a gente – sem pagar nada a mais por isso. Na demanda, você descreve exatamente quais atividades deseja que o profissional realize no seu PDV, e só paga após a realização da tarefa. Simples, rápido, fácil e assertivo – e sem a necessidade de ter um contrato fixo com o profissional, o que evita muitos custos adicionais desnecessários para a sua empresa.
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