É inegável a presença das redes sociais no nosso cotidiano. Elas impactam diretamente a forma como vivemos, pensamos e consumimos. De acordo com a Nielsen Media Research, 72% das pessoas dizem que a presença virtual de uma marca chama a atenção delas, tendo 68% delas comprado depois de serem impactadas por algum tipo de conteúdo ou propaganda.
O que isso significa? Que deixar de investir nas redes sociais é um ato de autossabotagem que pode resultar em perda de vendas e deixar a empresa atrás da concorrência. Principalmente se você deixar de acompanhar as mudanças no comportamento do shopper. Em média, acessamos o celular em torno de 150 vezes por dia, e em meio a todos esses estímulos diários, torna-se necessário, como empresa, marcarmos a nossa presença e atrelarmos uma comunicação assertiva entre o processo de venda físico e a fidelização do público-alvo através das redes sociais.
Por que devo investir nas minhas redes sociais?
Não adianta ter um atendimento caprichado, um produto que cumpre todos os requisitos para ser considerado excelente e ofertas imperdíveis se você não se mostra presente para que as pessoas encontrem sua marca. E se você é inacessível, suas vendas apresentam um desempenho menor do que poderiam apresentar. Além disso, sua empresa pode estar perdendo para a concorrência.
Mas entenda como uma relação de codependência: não adianta produzir um conteúdo diversificado, ser criativo com a sua presença online e construir uma identidade única se suas ações no PDV não são lucrativas.
É por isso que nós, do Promotor Freelance, separamos alguns motivos que mostram como as redes sociais podem melhorar o desempenho no PDV. Vem com a gente:
Relacionamento com o shopper: O que buscamos na internet é algo que agregue valor para nós, em variadas escalas. Buscamos informação, entretenimento ou diversão, por exemplo. O conteúdo de uma empresa não precisa ser um conteúdo ardiloso, que tenta incansavelmente vender o produto – deve ser uma via de mão dupla. Trazendo notícias sobre o segmento, dicas, curiosidades, bastidores da empresa ou informações sobre o estilo de vida, você reforça de forma positiva que está disposto a realizar uma troca com o seu consumidor.
Presença da marca: É o objetivo de toda rede social – mostrar que você está presente. Os visitantes que descobrem o seu conteúdo devem sentir que estão interagindo com algo palpável e humanizado. É por isso que muitas empresas investem em mascotes ou em representantes que possam falar pela marca nas redes sociais. Dar um rosto ajuda nessa aproximação.
Feedback: Quando é aproveitada, a repercussão das redes sociais pode ser uma chave de ouro na hora de entender como funciona a dinâmica do seu shopper e em como ações no próprio PDV podem chamar a atenção dele. Tudo isso através de pesquisas online, prestando atenção nos comentários e mensagens que os leitores enviam nas redes sociais. Lembre-se que nem todo mundo se disponibiliza para dar a sua opinião de graça, então pense em algo que incentive a atividade, como: “preencha esse formulário de opinião e concorra a um prêmio!”
Ações Promocionais: As redes sociais não oferecem apenas a oportunidade de criar ações promocionais (“compre determinada quantidade do produto e retire um brinde na loja mais próxima”), mas permite que você divulgue essas ações promocionais de graça. Se determinado produto não se encontra com um bom giro, você pode realizar uma campanha especial de vendas que incentive o consumo dele, tendo a internet como um veículo de acompanhamento do varejo. Legal, certo?
Concursos: E não apenas trabalhar em ações promocionais mais tradicionais, como foi o exemplo utilizado acima, mas promover concursos online (“participe de determinada ação e concorra a um prêmio”) não apenas incentiva o engajamento do cliente com a marca, como a apresenta, junto de seu produto e a experiência de compra como um fator de valor.
As redes sociais não devem ser vistas como inimigas (ou possíveis substitutas da loja física), e sim como uma ferramenta de melhora no desempenho das vendas físicas. O ambiente online – mais do que nunca – deve funcionar como um meio de conexão entre o consumidor e a marca. Muitos shoppers gostam de pesquisar antes de visitarem o PDV, e se mostrar disponível e visível faz com que sua marca se destaque em meio às outras.
Se você souber unir as possibilidades que as redes sociais apresentam para entender melhor como funciona o seu público e utilizar todos esses dados na hora de criar suas ações presenciais no PDV, você fica à frente dos seus concorrentes e se garante na competitividade do mercado.
Apresente profissionalismo no seu PDV
As suas redes sociais podem até serem excelentes, mas você sabia que cerca de 70% das decisões de compra acontecem no PDV? Isso significa que você pode levar o seu shopper ao ponto de venda, mas é ali que precisa convencê-lo a levar o produto para casa, também.
As suas ações devem influenciar diretamente na jornada de compra do shopper – e se as estratégias de venda estiverem ultrapassadas, pode ser que você esteja perdendo quando se trata de competitividade.
É por isso que devemos confiar em profissionais qualificados para pensar em estratégias que se adequem ao público e à marca – e é muito melhor quando utilizamos as ferramentas corretas para otimizar o nosso tempo e trabalho.
Agora que você já sabe como usar as redes sociais para turbinar suas vendas no PDV, você precisa pôr a mão na massa, não acha? A estratégia nos pontos de venda é tão importante quanto chamar os seus consumidores para a venda física.
Se você não tem uma equipe de promotores para trabalhar estas ações lá no PDV, conte com o Promotor Freelance. Ao cadastrar sua empresa, você pode contratar promotores sob demanda para executar as atividades através das estratégias demonstradas acima.
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