Mesmo com o crescimento do e-commerce brasileiro, cerca de 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. E ainda, de acordo com estudos da Nielsen Media Research, metade dessas decisões são tomadas por impulso. Isso significa que os pontos de venda precisam estar bem estruturados para serem capazes de persuadir e induzir o shopper à compra.
Com a alta concorrência de grandes players, é comum que haja maior dificuldade para vender. É necessário saber como chamar a atenção no ponto de venda para conquistar a estabilidade da sua marca.
Muitas ações no PDV que podem chamar atenção do shopper em potencial. O Promotor Freelance separou algumas dicas para te ajudar nas estratégias de marketing dos seus produtos:
Materiais impressos
Cartazes, folders e banners requerem uma criação objetiva e persuasiva, e normalmente são colocados próximos aos produtos para informar e chamar a atenção do shopper. Procure transmitir mensagens rápidas e criativas, de apelo emocional. Apesar de serem materiais já considerados tradicionais, podem servir de ferramenta para conectar o cliente ao ambiente virtual da marca, seja site ou redes sociais.
Mobiles
Mobiles são peças promocionais sustentadas por fios, com uma imagem girando no ar. Este elemento gráfico facilita a compra por impulso em lançamentos de produtos e deixam o ambiente mais decorado. O objetivo é chamar a atenção imediata do shopper.
Wobblers e Danglers
Colocados na frente das prateleiras onde os produtos ficam expostos, os wobblers e danglers devem ficar na altura dos olhos do shopper. Normalmente são materiais em formatos circulares que ficam sustentados com o objetivo de comunicar as vantagens de determinado produto, ou simplesmente informar o seu lançamento.
Ilhas e pontos extras
As ilhas são locais de destaque que apresentam o produto através de uma arte criativa e atrativa. Ficam em um ponto natural da categoria do produto, geralmente no meio dos corredores principais e na área nobre do ponto de venda. A ambientação e exposição diferenciada se tornam uma atração para o shopper, persuadindo-o a levar o produto.
Os pontos de venda são essenciais para o planejamento de toda marca, em razão de garantir bons resultados de venda. E o promotor de venda responsável pela marca deve se assegurar que os produtos não faltem nas prateleiras, além de elaborar uma estratégia de marketing para posicioná-los de forma efetiva.
Ação de degustação
Assim como as ilhas e pontos extras, ações de degustação são locais de destaque com o diferencial do engajamento emocional e interação dos clientes. Somos seres sensoriais, ligamos nossas experiências à emoção mesmo que inintencionalmente. Investir em um posto de degustação para introduzir o seu produto é uma das formas mais efetivas e marcantes de se conquistar um shopper.
Com a degustação, o cliente poderá tirar suas dúvidas do produto, o que o incentiva a comprar o produto. Por isso é importante investir, também, na capacitação do profissional que trabalha na ação do PDV.
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