Um cargo de muita seriedade e o grande responsável pelo sucesso em vendas das marcas é o promotor. Essa função é indispensável quando falamos sobre vendas, pois, sem o promotor, o trade marketing não funcionaria.
Se essa é a primeira vez que você está lendo sobre essa função, não se preocupe, hoje nós iremos explicar tudo sobre ela para você e como começar com o pé direito, sem dificuldades.
O que é um promotor de vendas?
Imagine um supermercado, distribuidora ou mercearia. Nesses locais, você certamente vai em busca de encontrar o que deseja, como salgadinhos, bebidas, comidas congeladas, frutas, entre outros. Uma das diversas funções exercidas pelo promotor é garantir que tudo esteja em ordem quando os clientes forem atrás dos produtos que desejam.
E vamos com calma, pois os promotores não são a mesma coisa que os repositores. Embora eles tenham funções parecidas, a responsabilidade de cada um é bem diferente – explicaremos as diferenças ainda nessa leitura.
O promotor é o responsável por criar uma relação com os encarregados pelo ponto de venda, garantir mais espaço para o produto da marca que ele representa, olhar o estoque, manter o ambiente organizado, posicionar os produtos, reportar o problema e outras atividades.
Executar as atividades nesse cargo com excelência é um requisito básico, pois você é o responsável pelas vendas e por fazer com que sua marca se destaque.
Como funciona o trabalho do promotor de vendas
Como falamos anteriormente, o promotor tem algumas funções importantes, porém, o seu serviço é roteirizado pela empresa contratante, ou seja, ele terá uma rotina previamente definida, tendo apenas que executá-la.
Essa roteirização (sua rotina de trabalho) é definida em conjunto com a empresa ou pelo gestor de trade marketing. Assim, definir os horários, locais, rotas e o que será feito primeiro, fica de acordo com o seu horário e as atividades que ele desempenha com mais facilidade.
Segue uma lista com algumas das funções do promotor:
• Cria e coloca em prática estratégias de vendas, com o objetivo de tornar a marca da empresa conhecida no mercado
• Organiza as gôndolas
• Evita rupturas no ponto de vendas
• Mantém uma boa relação com os gerentes
• Realiza e participa de eventos, feiras e outras ações de publicidade em parceria com a equipe de marketing e vendas para divulgar a empresa em diversos canais de marketing
• Propõe novos métodos de trabalho para aperfeiçoar a abordagem de vendas do negócio
• Por fim, o promotor de vendas cria e coloca em prática novas estratégias de trabalho que auxiliam nas vendas
Sabendo as suas tarefas, é importante entender o que você não deve fazer sendo um promotor de vendas e a quem você responde.
O que o promotor NÃO deve fazer
Basicamente, tudo que não fizer parte da sua rotina de trabalho não é sua responsabilidade. Atividades como realizar o abastecimento de marcas a qual você não responde, carregamento ou descarregamento de mercadorias, atividades fora do seu horário de trabalho… todas essas funções não são obrigação de um promotor.
Você responde a sua marca ou empresa contratante, e deverá seguir o que foi combinado com eles. Com o Promotor Freelance você terá acesso as marcas que estão com contratando e já entrará trabalhando com elas.
Promotor e repositor NÃO são a mesma coisa
O promotor, normalmente, é contratado pela indústria/distribuidora de determinadas marcas ou produtos, e responde apenas pelos produtos das marcas às quais ele atende.
No caso do repositor, é mais comum que ele seja uma pessoa contratada diretamente pelo PDV (ponto de venda), trabalhando em praticamente todos os produtos vendidos na loja.
Comece a trabalhar AGORA mesmo como promotor
Depois de entender tudo sobre a profissão, chegou a hora de aprender como você pode começar agora mesmo a trabalhar nessa profissão. Seja para fazer renda extra ou como um novo emprego, a profissão de promotor é para você.
Conheça o Promotor Freelance, a plataforma responsável pela sua nova fonte de renda.
Para começar na plataforma é muito simples. Basta que você tenha um cadastro ativo no MEI e pronto, você já pode se cadastrar em nossa plataforma e começar a garantir a sua renda extra (podendo sacar a qualquer momento).
A plataforma entregará tudo para que você execute as suas atividades do melhor jeito possível – sem contar, é claro, que você terá a ajuda dos representantes das marcas.
– “Mas eu não tenho MEI, como faço? “
É bem simples
Clicando aqui você poderá se cadastrar e criar um CNPJ pelo portal do empreendedor. Depois é só baixar o app do Promotor Freelance na Play Store ou App Store, se cadastrar e começar a usar.
Comece agora mesmo a gerar renda extra para você, sem que isso atrapalhe a sua rotina. Toque AQUI e comece hoje a trabalhar com o Promotor Freelance.