Quando se trata de estratégia de trade marketing, o promotor de vendas acaba tendo um papel crucial na hora de ajudar uma marca a crescer suas vendas – isso porque seu trabalho envolve levar as estratégias definidas nos bastidores de uma marca na prática no varejo, ou seja, no Ponto de Venda (PDV).

 

O trabalho deste profissional influencia diretamente no desempenho da marca no mercado, e é por isso que, para ser considerado um bom profissional, não basta apenas ter conhecimento na área. Você, de fato, precisará ser um promotor com um profissionalismo de classe. Isso significa responsabilidade, proatividade e muita dedicação. Parece simples, certo? Só que de acordo com pesquisas da Connect Shopper, 42% dos executivos de indústrias deram nota de zero a dois para o estágio de gerenciamento de categorias na empresa. Afinal, quando o consumidor não encontra o produto que ele está buscando, donos de varejo, marcas e produtores perdem a sua venda, o que deixa de ser lucrativo para o seu superior e para você, que faz o trabalho no PDV.

 

Quero ser promotor de vendas. Quais habilidades devo ter?

Embora o conhecimento sobre trade marketing e a representação dos valores da marca sejam componentes significativos, essas competências formam apenas uma parte do quadro geral. O estabelecimento e manutenção de relações interpessoais são inegavelmente cruciais no papel do promotor de vendas – além da necessidade de desenvolver as chamadas “soft skills” ou habilidades interpessoais para executar com sucesso esse trabalho.

 

Por isso, separamos 10 mandamentos para seguir à risca se você deseja ser um promotor de sucesso e não quer uma carreira mediana. Acompanhe:

 

Dez mandamentos de um bom promotor

Seja pontual

Chegue no local de trabalho no horário determinado para demonstrar comprometimento e respeito pela função.

 

Mantenha a organização e limpeza

Garanta que o espaço de trabalho esteja sempre limpo e organizado, contribuindo assim para uma apresentação profissional e eficiente.

 

Assegure a coerência nos dados enviados

Certifique-se de que todas as informações enviadas sejam precisas e consistentes, pois isso é crucial para uma comunicação eficaz com a equipe e a gerência.

 

Respeite o planograma

Siga rigorosamente as diretrizes estabelecidas para a disposição de produtos, mantendo a consistência visual nas prateleiras.

 

Domine o conhecimento do produto representado

Adquira um conhecimento profundo sobre os produtos que você representa, permitindo oferecer informações precisas aos clientes.

 

Mantenha-se atualizado com estudos

Continue aprendendo sobre os produtos, mercado e concorrência para manter uma vantagem competitiva.

 

Preste atenção aos detalhes no ponto de venda (PDV)

Observe minuciosamente as atividades no pdv, pois isso ajuda a identificar oportunidades e desafios.

 

Ofereça educação no atendimento

forneça um atendimento cortês e profissional para criar relações positivas com os clientes.

 

Desenvolva a habilidade de negociação

Trabalhe no desenvolvimento da sua capacidade de negociar de maneira eficaz, fundamental para fechar vendas e estabelecer parcerias comerciais.

 

Identifique produtos prioritários e gerencie o tempo

Saiba quais produtos merecem foco prioritário e gerencie seu tempo de forma eficiente para otimizar o desempenho.

 

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É bem simples: você deve possuir um MEI e se cadastrar na nossa plataforma para começar a se inscrever nas propostas de demanda no PDV para marcas que desejam contratar o seu serviço. Você recebe tudo em uma carteira digital e pode sacar para a sua conta bancária, recebendo o valor em poucos dias.

 

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