Imagine a seguinte situação: Você tem seus produtos expostos em vários supermercados, alcança a liderança de mercado e se sente em uma situação confortável até que, de repente, é impactado com a informação de você foi ultrapassado pelo seu concorrente.

Pensando em entender o que houve, vai até uma loja e se depara com um cenário nada animador: produtos em ruptura, gôndolas mal arrumadas, estoque em falta e muitos outros problemas, enquanto seu concorrente agora nada de braçadas com um bom planograma, produtos bem expostos e preços competitivos.

Onde você errou? O que pode ter acontecido? Esses são os primeiros questionamentos que você faz.

A possível resposta para a primeira pergunta tem muito mais a ver onde seu concorrente acertou do que onde você errou: ele estava de olhos ligados na concorrência, aproveitou suas falhas de execução e tomou a dianteira.
Você pode ter uma ideia sobre o que pode ter acontecido ao perceber o que de fato não aconteceu: um acompanhamento mais próximo dos seus produtos no ponto de venda. Já dizia o ditado que quem não é visto não é lembrado, então levante essa hipótese.

Hoje, vamos mostrar alguns motivos pelos quais marcas podem perder espaço para a concorrência e, consequentemente, clientes. Vamos lá?

Rupturas

Um dos principais vilões das vendas, se não o principal. Ruptura significa falta de produtos na gôndola. Se seu concorrente está disponibilizando plenamente suas mercadorias no PDV e você não, fica fácil deduzir o causador do problema. O agravante de um problema de ruptura é que, se o shopper escolhe o produto de outra marca, pode acabar gostando e passa a ter uma nova preferência.

Planograma mal executado

Planograma é a representação visual de como os produtos devem ser expostos na gôndola. Ele classifica, através de estudos, qual a relevância de cada SKU e ajuda a tornar a organização muito mais intuitiva e prática para o shopper. Um planograma mal executado pode causar confusão e a sensação de que seu produto esteja em falta.

Preços incompatíveis com o mercado

Em tempos como os que vivemos, cada centavo conta. Em muitos casos, o shopper vai buscar as opções mais baratas para economizar e comprar mais. Monitorar os preços dos concorrentes para se manter competitivo é de extrema importância para que o seu preço não fique fora da realidade. Pode ser que o shopper até tenha preferência pelo seu produto, mas quando ele nota que outras opções estão muito mais baratas, fica muito desafiador manter a fidelidade.

Falta de ações promocionais

Confiar em seu produto é muito bom, mas não pode ser sua única forma de garantir vendas. Para se destacar da concorrência, você precisa criar desejo, proporcionar vantagens e gerar valor para o shopper. Para que seu concorrente tenha saído na frente, é possível que ele tenha oferecido descontos, brindes, sorteios e outros benefícios, enquanto você, não.

Estratégias fracas ou inexistentes

O PDV é a hora da verdade quando o assunto é vender. Se sua marca não desenha e coloca em práticas estratégias para encantar e chamar atenção do shopper, como por exemplo, criar ilhas, pontos extras, ações de cross merchandising, degustações e outras, abre margem para que o concorrente faça tudo isso e conquiste seu cliente.

Falta de promotores

Para que a sua gôndola esteja em perfeito estado, os promotores de venda são indispensáveis. Eles são profissionais que vivem a rotina de cada loja e trabalham para que as estratégias sejam ativadas e se mantenham operantes, evitando falhas e corrigindo erros.

Em palavras diretas, os promotores são os olhos, ouvidos e mãos das empresas no PDV. Eles identificam todos estes problemas que mencionamos acima e alertam as marcas para que atitudes sejam tomadas antes que seja tarde demais.

Vamos corrigir estes problemas e sair na frente?

Como você acabou de ler, os promotores são peças fundamentais no mecanismo do trade marketing e tê-los em atividade para sua empresa pode trazer ótimos resultados. E, pela sua importância, sabemos como é difícil recrutar bons profissionais, já que todo processo de contratação exige um bom tempo para a seleção e entrevistas de candidatos, além de gerar um alto custo à empresa. Pensando nisso, nós desenvolvemos uma plataforma que facilita a sua contração de forma segura, sem burocracia: o Promotor Freelance.

Como funciona o Promotor Freelance?

O Promotor Freelance é uma plataforma onde você pode contratar promotores de venda sob demanda e sem processos burocráticos. E o melhor de tudo: o cadastro da sua empresa é gratuito, você paga apenas por oportunidade concluída pelos promotores.

Desenvolvido com foco na economia criativa e buscando democratizar o acesso a bons profissionais de trade marketing, seu processo é muito simples: Quando precisar de um promotor, você cria a oportunidade e escolhe o candidato a ela que mais lhe interessar. Através da plataforma, você pode contratar pessoas capacitadas para atividades de reposição, pesquisas de preço, validade, concorrência, realizar abordagens promocionais, degustações e muito mais.

Além dessa praticidade, as tarefas executadas no Promotor Freelance geram para sua empresa dados valiosos que vão dizer tudo sobre seus produtos no PDV e colaborar para sua inteligência de mercado, criando insights para manter sua marca sempre à frente da concorrência.

Nossa comunidade é extremamente segura. Todos os profissionais são validados sob rigorosas verificações de identidade e possuem um histórico de avaliações realizadas pelas empresas que já os contrataram. Assim, você tem o poder de escolher qual mais se encaixa à sua demanda.

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