Produto em falta no PDV é um constante pesadelo para as empresas e profissionais do trade marketing. A ruptura é uma das maiores vilãs do mercado e pode causar grandes transtornos. Mas você sabia que existem diferenças entre a ruptura e um produto fora de estoque?
Quando há ruptura, significa que o produto não está disponível na gôndola, mas pode ser que tenha em estoque; já quando o produto está fora de estoque, ele pode até estar na gôndola ainda sem ruptura, mas quando acabar não terá estoque para a reposição – o que pode causar uma ruptura.
Esses problemas podem gerar transtornos ao shopper na hora de adquirir o produto por limitar as opções no momento da compra. Quando isso acontece, todo o trabalho e esforço depositados no seu PDV terá sido em vão – e o pior, se o produto do concorrente estiver disponível pode ser um prejuízo ainda maior, pois o shopper pode escolhê-lo e até gostar mais do produto do concorrente.
Para você evitar esses problemas, preparamos algumas dicas para evitar que aconteçam as rupturas e que os seus produtos não fiquem fora de estoque.
O que é uma ruptura
Imagine que você está indo comprar aquela comida que tanto gosta, com a bebida que você sempre toma, mas quando chega ao local, percebe que os dois estão em falta nas gôndolas. Mesmo não tendo o que você gostaria de consumir, a sua fome e sede não passaram, então o que resta é pegar a opção do concorrente.
E você, sendo o dono do produto, não quer que esse cenário aconteça. O seu cliente precisa ter a melhor experiência possível e sempre encontrar o que ele deseja no local onde já esperava achar.
Mantendo as coisas em ordem, você evita problemas como:
- O cliente desistir da compra no local por ser fiel ao produto e ir comprar em outra loja – o que pode parecer vantajoso, porém quem sai perdendo é o varejista;
- Comprar o produto da concorrência – isso pode resultar em um cenário muito pior, talvez ele nunca tenha experimentado o da concorrência e quando provar, corre o risco de achar melhor que o seu;
- Quebra de confiança – caso ocorra mais de uma vez essa situação, o cliente pode acabar perdendo o interesse no produto por se sentir mal atendido.
É muito importante estar com o seu share de gôndola sempre em dia, planogramas bem executados e produtos em estoque. A satisfação do seu cliente precisa estar sempre em primeiro lugar.
O produto fora de estoque
Aqui está o causador das rupturas. O seu produto pode até estar nas gôndolas, mas quando acabar e não houver mais estoque, pode desencadear uma ruptura.
Por isso, é muito importante que você esteja atento em como está funcionando o seu controle de estoque. Mas fique tranquilo, pois apesar desses problemas serem mais comuns do que se imagina, você pode minimizá-los, E MUITO!
Evite rupturas. Confira algumas dicas de como cuidar melhor do seu estoque e evitar a frustração do seu cliente:
- Realize um inventário de estoque – assim você verifica se o controle de estoque está correto e sem nenhum problema;
- Verifique o estoque com frequência – tenha certeza de que o estoque não está com nenhuma deficiência, evitando futuros problemas;
- Tenha um aplicativo de gestão – diminua suas planilhas e tabelas. Com um software de gestão você terá um controle maior do seu estoque e com muito mais precisão.
A solução dos dois problemas de uma vez só
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Seus problemas com falta de estoque e rupturas estão com os dias contados! Você terá controle total do que está acontecendo com o seu produto; como está o share de gôndola; o estoque; a validade e muitos outros dados importantes sobre seus SKUs e também dos seus concorrentes.
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