Dentro do trade marketing existem diversos cargos, cada um com a sua função para fazer o sistema funcionar.
Um desses cargos é o de promotor.
Essa é uma das funções mais importantes para fazer o sistema funcionar, já que o promotor é responsável por algumas das principais ações de trade marketing. Dependendo do jeito que for executada a operação, os resultados podem ser completamente diferentes.
Muitas vezes ele é confundido com o repositor por conta de algumas funções que são parecidas, como a de realizar a reposição dos produtos, conferir validade, o preço etc.
Porém engana-se quem pensa que ele executa apenas essas funções.
O promotor realiza muito mais e pode ser a peça chave para aumentar o lucro da sua marca. Hoje você aprenderá o porquê de um promotor ser tão importante e como ele vai muito além da reposição.
Promotor: porque ele é tão importante
Podemos começar falando que, se não existisse o promotor de vendas, o trade marketing não daria certo.
Isso porque ele é a pessoa que está no campo de batalha fazendo as coisas acontecerem.
Sendo assim, depende dele e do roteiro que foi feito para ele seguir, os resultados de uma campanha, ação, reposição etc. Por esse motivo é tão importante realizar a roteirização ideal para otimizar o tempo de trabalho do promotor.
Ter um promotor na sua equipe aumenta os seus lucros, economiza seu tempo e agiliza os seus processos. Ele pode exercer diversas funções que vão muito além da reposição.
Oportunidades que vão além
A seguir, vamos exemplificar alguns dos diversos cenários que o promotor pode auxiliar na promoção da sua marca e melhorar o relacionamento com seu público.
Degustações
Quem nunca foi tentado a degustar um produto pelo simples fato dele estar à disposição de graça?
Ideal para lançamentos de produtos ou para impulsionar SKUs poucos conhecidos, a degustação se torna uma ótima escolha para tirar as dúvidas dos consumidores e promover a sua marca.
Um promotor pode executar essa ação garantindo maior visibilidade para a sua marca.
Pesquisa de Preços
Essa é uma atividade que faz toda a diferença para saber se o seu produto está bem posicionado.
É importante que ela seja feita frequentemente para que a sua marca não fique para trás e acabe se tornando a menos escolhida na hora da compra.
Sem um promotor é impossível realizar essa pesquisa com frequência e acompanhar os preços dos concorrentes. A sua marca certamente ficará em desvantagem se esse cenário não for alterado.
Pesquisa de Validade
Você tem listado quais os seus produtos que estão para vencer?
Ter o controle de como está a validade dos seus produtos economiza tempo e agiliza o seu trabalho, pois você poderá deixar tudo pronto, perto da data de vencimento, para realizar a reposição dos seus produtos.
Ela também pode auxiliar a sua empresa a promover ações promocionais, com pontos extras, para que o seu produto seja vendido e evite perdas ou prejuízo.
O promotor devidamente equipado a uma plataforma para armazenar esses dados, faz toda a diferença para a sua marca.
Pesquisa de Concorrência
O seu concorrente pode estar vendendo mais que a sua marca por estar acompanhando como estão os outros produtos.
Isso mesmo, quando você não acompanha a concorrência – e os outros produtos no geral – a sua marca perde por não estar atualizada e fazendo diferente do que todo mundo já faz.
Estar ciente das ações que o seu concorrente está usando é necessário para sair na frente em vendas.
Ter um promotor para realizar essa atividade pode melhorar ainda mais os seus resultados, já que é ele que está presente diariamente nos pontos de venda.
Abordagens e Promoções
As escolhas de compra são – cerca de 70% das vezes – feitas em frente à gôndola.
E com a imensa quantidade de produtos disputando a atenção do shopper, saber qual a melhor ação tomar para destacar a sua marca pode ser o diferencial para que o seu produto seja escolhido.
Por isso, ter um promotor trabalhando para destacar sua marca, influenciando o público a tomar a decisão de compra, pode ser a diferença que converte a venda.
Visualização de Produtos na Gôndola
O visual vende muito, portanto ter o seu share de gôndola organizado é um elemento chave para a visibilidade perfeita no PDV.
Imagine o comprador chegando no PDV e se deparando com os seguintes cenários:
● Cenário 1: uma gôndola bagunçada, suja ou com produtos em falta.
● Cenário 2: uma gôndola organizada, com os preços em dia, toda preenchida e alinhada.
Qual dos dois cenários ele irá preferir?
Mesmo que o produto que ele consome no dia-a-dia esteja no Cenário 1 (desorganizado e com produtos em falta), ele pode optar pela concorrência por ela estar de acordo com o Cenário 2 (organizado e sem rupturas).
Tendo um promotor para realizar esse trabalho, a sua marca nunca passará pelo primeiro cenário e além disso, combinado com a tecnologia de aplicativos você terá informações em tempo real sobre como estão posicionados os seus produtos.
Promotores sob demanda sempre que precisar
Nós entendemos como é difícil para o empreendedor contratar um promotor por conta de todo o processo burocrático. Mas a boa notícia é que você tem uma segunda opção, que pode ajudar sua empresa diminuir o custo operacional.
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Além disso, você poderá ter promotores disponíveis para todas as ações que citamos anteriormente (degustações, pesquisa de preços, pesquisa de validade, concorrência, promoções etc.)
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