Dentro do trade marketing existem diversos cargos, cada um com a sua função para fazer o sistema funcionar.

Um desses cargos é o de promotor.

Essa é uma das funções mais importantes para fazer o sistema funcionar, já que o promotor é responsável por algumas das principais ações de trade marketing. Dependendo do jeito que for executada a operação, os resultados podem ser completamente diferentes.

Muitas vezes ele é confundido com o repositor por conta de algumas funções que são parecidas, como a de realizar a reposição dos produtos, conferir validade, o preço etc.

Porém engana-se quem pensa que ele executa apenas essas funções.

O promotor realiza muito mais e pode ser a peça chave para aumentar o lucro da sua marca. Hoje você aprenderá o porquê de um promotor ser tão importante e como ele vai muito além da reposição.

Promotor: porque ele é tão importante

Podemos começar falando que, se não existisse o promotor de vendas, o trade marketing não daria certo.

Isso porque ele é a pessoa que está no campo de batalha fazendo as coisas acontecerem.

Sendo assim, depende dele e do roteiro que foi feito para ele seguir, os resultados de uma campanha, ação, reposição etc. Por esse motivo é tão importante realizar a roteirização ideal para otimizar o tempo de trabalho do promotor.

Ter um promotor na sua equipe aumenta os seus lucros, economiza seu tempo e agiliza os seus processos. Ele pode exercer diversas funções que vão muito além da reposição.

Oportunidades que vão além

A seguir, vamos exemplificar alguns dos diversos cenários que o promotor pode auxiliar na promoção da sua marca e melhorar o relacionamento com seu público.

Degustações

Quem nunca foi tentado a degustar um produto pelo simples fato dele estar à disposição de graça?

Ideal para lançamentos de produtos ou para impulsionar SKUs poucos conhecidos, a degustação se torna uma ótima escolha para tirar as dúvidas dos consumidores e promover a sua marca.

Um promotor pode executar essa ação garantindo maior visibilidade para a sua marca.

Pesquisa de Preços

Essa é uma atividade que faz toda a diferença para saber se o seu produto está bem posicionado.

É importante que ela seja feita frequentemente para que a sua marca não fique para trás e acabe se tornando a menos escolhida na hora da compra.

Sem um promotor é impossível realizar essa pesquisa com frequência e acompanhar os preços dos concorrentes. A sua marca certamente ficará em desvantagem se esse cenário não for alterado.

Pesquisa de Validade

Você tem listado quais os seus produtos que estão para vencer?

Ter o controle de como está a validade dos seus produtos economiza tempo e agiliza o seu trabalho, pois você poderá deixar tudo pronto, perto da data de vencimento, para realizar a reposição dos seus produtos.

Ela também pode auxiliar a sua empresa a promover ações promocionais, com pontos extras, para que o seu produto seja vendido e evite perdas ou prejuízo.

O promotor devidamente equipado a uma plataforma para armazenar esses dados, faz toda a diferença para a sua marca.

Pesquisa de Concorrência

O seu concorrente pode estar vendendo mais que a sua marca por estar acompanhando como estão os outros produtos.

Isso mesmo, quando você não acompanha a concorrência – e os outros produtos no geral – a sua marca perde por não estar atualizada e fazendo diferente do que todo mundo já faz.

Estar ciente das ações que o seu concorrente está usando é necessário para sair na frente em vendas.

Ter um promotor para realizar essa atividade pode melhorar ainda mais os seus resultados, já que é ele que está presente diariamente nos pontos de venda.

Abordagens e Promoções

As escolhas de compra são – cerca de 70% das vezes – feitas em frente à gôndola.

E com a imensa quantidade de produtos disputando a atenção do shopper, saber qual a melhor ação tomar para destacar a sua marca pode ser o diferencial para que o seu produto seja escolhido.

Por isso, ter um promotor trabalhando para destacar sua marca, influenciando o público a tomar a decisão de compra, pode ser a diferença que converte a venda.

Visualização de Produtos na Gôndola

O visual vende muito, portanto ter o seu share de gôndola organizado é um elemento chave para a visibilidade perfeita no PDV.

Imagine o comprador chegando no PDV e se deparando com os seguintes cenários:
Cenário 1: uma gôndola bagunçada, suja ou com produtos em falta.
Cenário 2: uma gôndola organizada, com os preços em dia, toda preenchida e alinhada.

Qual dos dois cenários ele irá preferir?

Mesmo que o produto que ele consome no dia-a-dia esteja no Cenário 1 (desorganizado e com produtos em falta), ele pode optar pela concorrência por ela estar de acordo com o Cenário 2 (organizado e sem rupturas).

Tendo um promotor para realizar esse trabalho, a sua marca nunca passará pelo primeiro cenário e além disso, combinado com a tecnologia de aplicativos você terá informações em tempo real sobre como estão posicionados os seus produtos.

Promotores sob demanda sempre que precisar

Nós entendemos como é difícil para o empreendedor contratar um promotor por conta de todo o processo burocrático. Mas a boa notícia é que você tem uma segunda opção, que pode ajudar sua empresa diminuir o custo operacional.

O Promotor Freelance é uma plataforma feita exatamente para você que busca contratar promotores sob demanda, sem vínculo empregatício ou/e burocracias.

Além disso, você poderá ter promotores disponíveis para todas as ações que citamos anteriormente (degustações, pesquisa de preços, pesquisa de validade, concorrência, promoções etc.)

Disponibilizamos a nossa comunidade, que hoje já soma mais de 6000 promotores ativos, e todos esperando que sua empresa publique uma oportunidade.

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