O que é o share de gôndola?

O share de gôndola é a parcela do local físico onde ficam localizados os produtos. São aqueles espaços onde cada marca ou fabricante pode expor seus produtos dentro de supermercados, atacadistas, redes de varejo, etc.

A localização dos produtos e o posicionamento estratégico gera grande impacto no PDV. Os promotores de venda são treinados e sabem exatamente onde e como posicionar da melhor forma possível o seu produto para deixar ainda mais atrativo para o cliente.

É importante lembrar que a métrica do share de gôndola é diferente de market share. O market share é a participação da marca no mercado como um todo, é a porcentagem que ele ocupa no seu segmento. O share de gôndola (ou shelf space) está focado no comportamento do produto no PDV.

Como foi dito anteriormente, o ambiente vai decidir se o seu produto irá vender ou não, porque o que realmente importa para o cliente – além do preço – é a sensação que o seu PDV passará para ele. A localização dos seus produtos, se está liberando alguma emoção no cliente, gerando necessidade, se está em algum ponto estratégico… Tudo isso e muitos outros detalhes irão impactar na hora da venda do seu produto.

Então, não se esqueça: o share de gôndola define o seu ambiente, o ambiente define o PDV e o seu PDV vai ser o responsável pela venda dos seus produtos.

Qual a importância do share de gôndola

O share de gôndola tem muita importância por conta de sua influência no PDV – os produtos bem posicionados, a sua visibilidade, os preços, etc. As marcas que ocupam o maior shelf space (espaço de prateleira) geralmente terão maior visibilidade e serão mais atrativas, mas isso não significa que venderão mais.

Obviamente, isso gera um grande impacto na presença da marca – o que pode trazer mais credibilidade, confiança e qualidade no produto – dependendo da frequência que ela aparece, pois na visão do cliente, o que está em maior evidência provavelmente vende mais porque tem maior qualidade. É fácil de pensar por que isso acontece: Imagine duas lojas que vendem o mesmo produto, porém a que tem mais filas sempre vai parecer melhor, mesmo que a qualidade dos produtos sejam iguais.

Diversas situações podem fazer o cliente optar por um ou outro produto, como preço, qualidade, validade, a confiança do cliente na marca e muitos outros fatores. Deixar o seu share de gôndola bem organizado pode ser um divisor de águas na hora do cliente escolher o produto.

Para você ter ideia da importância de um share de gôndola bem posicionado, pense na seguinte situação: quando você vai comprar algum produto, qual o local onde você enxerga primeiro? Os produtos que estão na altura da visão adulta. Portanto, ter uma boa estratégia de vendas vai muito além do preço, sempre envolverá o ambiente onde o cliente se encontra e a facilidade que você dará para ele – seu produto na altura da visão do cliente é quase como se você estivesse entregando-o nas mãos dele.

Como calcular o share de gôndola

Antes de explicar como se faz o cálculo, você precisa compreender o por quê ele deve ser feito. O objetivo com o cálculo é entender o espaço disponível para a exibição dos seus produtos.

Como o shelf space (espaço de prateleira) é relativo, ou seja, dependendo do lugar você pode ter mais ou menos espaço para exibir o seu produto, saber realizar o cálculo irá te ajudar a ter uma noção de quantos produtos seus estarão disponíveis no PDV.

Entendido o motivo do cálculo, vamos ao que interessa. O cálculo do share de gôndola não é nenhum bicho de 7 cabeças, fique tranquilo. Ele se resume a uma regra de três básica.

Imagine a seguinte cena: você tem em uma prateleira espaço suficiente para 1000 itens. Dos 1000 itens, 450 são seus. Então, se aplicarmos a regra de 3, obtemos o seguinte resultado: 45%.

Ou seja, dos 1000 itens que estarão disponíveis, os seus 450 representam 45% do share de gôndola total naquele PDV. Assim, você terá uma ideia de quantos % daquele share de gôndola os seus produtos estão ocupando.

 

Como você pode utilizar a tecnologia a seu favor

Depois de tudo o que você aprendeu, quero te informar que existem tecnologias que podem aumentar muito o seu desempenho na hora de organizar o seu share de gôndola e fazer um PDV de sucesso. Com o Promotor Freelance você consegue ter um controle que não se resume apenas a reposição de produtos.

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