Você já ouviu falar no termo trade marketing?
Antes de tudo, só vamos deixar claro que o nome trade marketing não tem nada a ver com negócios relacionados a day trade ou mercado financeiro. Eles são coisas completamente diferentes, apenas os nomes são parecidos.
Agora que isso está claro, podemos começar.
Sabe quando você vai ao supermercado e encontra pessoas utilizando uniformes, fazendo a reposição dos produtos? Essas pessoas estão “executando” o trade marketing. Geralmente, elas não têm vínculo com o estabelecimento, mas sim com a marca ou com a distribuidora para a qual trabalham.
– “Então quer dizer que ser repositor é trabalhar com trade marketing? ”
Sim pois ele executa uma das funções essenciais do Trade Marketing, a de repor os produtos na gôndola. E não pois a reposição não é uma estratégica.
Dentro da área de trade marketing existem diversos caminhos envolvendo vários setores empresariais. Ou seja, trade marketing é muito mais que apenas uma função, é um sistema.
Fique tranquilo que hoje vamos explicar para você, passo a passo, o que é o trade marketing e qual a sua função.
O que é trade marketing?
Resumidamente, trade marketing se trata de uma estratégia focada em melhorar a experiência do cliente nos pontos de venda das empresas de varejo.
Você se lembra de quando foi comprar um produto e ele não estava disponível? É aí onde os profissionais de trade marketing entram. Uma de suas diversas funções é tornar a vida do comprador mais fácil e evitar que ocorram problemas como esse.
Antes de continuarmos, vamos deixar claro alguns termos técnicos que são utilizados dentro do trade marketing, sendo eles:
● Shopper: aquele que compra o produto. É a pessoa que vai pegar o produto, colocar no carrinho/cestinha e efetuar o pagamento.
● Consumidor: aquele que consome o produto. Algo bem curioso nesse caso é que o shopper nem sempre será o consumidor. Você pode pagar o lanche do seu filho, mas quem vai consumir, é ele.
● Ponto de venda (PDV): local onde os produtos ficam expostos para a compra.
● Share de gôndola: é o espaço que a marca tem para a exposição dos seus produtos.
● Merchandising: estratégia que busca deixar o produto o mais chamativo possível para o shopper.
● Rupturas: quando os produtos ficam em falta nas gôndolas e no estoque.
● Ponto extra: local de destaque dentro do PDV em que o produto fica posicionado por um tempo determinado, além do seu ponto natural, onde geralmente ele fica exposto.
Agora com os termos definidos, podemos continuar.
Se não fosse o trade marketing, diversas estratégias executadas nos pontos de venda não existiriam. Para ter uma ideia de sua importância, ele impacta diretamente os shoppers dependendo da forma como é executado. Ou seja, executar uma ação de trade marketing com maestria é essencial para uma boa exposição da marca e consequentemente o aumento das vendas.
Qual é a função do trade marketing?
A função principal do trade marketing é aumentar as vendas de uma marca, utilizando estratégias que façam com que o shopper consiga tomar uma ação no ponto de vendas sem hesitar.
Mesmo sendo uma área gigantesca onde existem diversos processos, todos seguem apenas para um caminho: aumentar as vendas.
E o aumento das vendas envolve diversas ações, como:
● Controlar o seu ambiente: essa é uma das ações mais importantes para impulsionar as vendas dentro do trade marketing, já que a primeira coisa que a pessoa repara ao adquirir um produto é o seu ambiente.
O ambiente nada mais é que o local onde ficam expostos os produtos. Ter o controle sobre ele e evitar que ocorram rupturas é essencial para determinar o sucesso em vendas de uma marca.
● Escolher um bom ponto de vendas: ter um ponto de vendas em uma rede de varejo grande parece uma ótima ideia, mas de nada adianta se o seu produto não for visto.
Além de estar em um local bom, as marcas precisam definir bem qual a melhor estratégia de exposição. Assim, achando o melhor local e aumentando suas vendas.
● Uma boa equipe: ter um time competente faz toda a diferença na hora de executar as ações de trade marketing. A comunicação e o trabalho em equipe são bem importantes para criar estratégias no ponto de vendas.
O contato da marca com o promotor deve ser instantâneo para que não ocorram dúvidas durante a execução do serviço ou problemas nas gôndolas.
Promotor: a peça chave do trade marketing
Mesmo que existam diversas funções e estratégias para serem definidas, as marcas só veem o resultado das suas ações quando colocadas em prática. Ou seja, precisam que alguém execute as suas estratégias nos pontos de vendas. E a pessoa responsável por fazer isso é o promotor.
Só vamos deixar claro uma coisa: promotor e repositor não são a mesma coisa, embora um promotor de vendas tenha como uma de suas funções a reposição de produtos.
O promotor, normalmente, é contratado pela indústria ou distribuidora de determinadas marcas ou produtos sem necessariamente ter vínculo empregatício, e responde apenas pelos produtos das marcas às quais ele atende.
No caso do repositor, é mais comum que ele seja uma pessoa contratada diretamente pelo PDV (ponto de venda), trabalhando em praticamente todos os produtos vendidos na loja. Porém, hoje em dia é possível ser um repositor sob demanda e a seguir vamos te mostrar como.
A função do promotor nos pontos de venda é bem simples, porém, é necessário que seja bem executada, pois é ali onde ocorrerá o contato direto com o shopper. Algumas funções do promotor envolvem:
● Seguir um roteiro estabelecido pela marca
● Verificar se os produtos estão bem expostos
● Verificar o estoque
● Observar a concorrência
● Verificar a validade do produto
● Pesquisa de preço
Para uma melhor execução de suas atividades, eles podem recorrer ao suporte para facilitar as ações e trazendo informações essenciais, em tempo real, para as marcas que atende.
Utilizando o trade marketing para fazer renda extra
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