Com certeza você já passou em frente a uma padaria após sair do trabalho e foi totalmente cativado pelo cheirinho de pão acabado de sair do forno, não é? Ou entrou em alguma loja e sentiu um aroma de casa limpa, roupa lavada, huuummm… Se a resposta for sim, você foi impactado por ações de marketing utilizando o sensorial no ponto de venda.

Aromas, músicas e um local bem decorado mexem diretamente com os sentidos. Essas emoções geram conexão com as pessoas, instigando o desejo de compra. Dentro de um planejamento estratégico do produto, até a execução no PDV, as atenções serão para que o produto seja valorizado diante do shopper.

Trabalhar com percepções cognitivas potencializa o alcance do resultado. Através de sensações é possível demonstrar uma mínima experiência referente ao produto divulgado, valorizando cada um dos sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.

Quando se trata de estratégias de trade marketing com apelos sensoriais, estamos buscando proporcionar experiências através dos sentidos, estimulando uma reação física ou emocional. Com isso entendido, é hora de pensar em quais estímulos fará mais mais sentido ao influenciar a decisão de compra de um shopper. Com os sentidos aguçados, no mínimo você terá mais atenção dele, despertará curiosidade sobre o produto ligado àquela vivência.

As experiências sensoriais alcançam vínculos emocionais e memórias adquiridas durante a vida inteira. Ativam um lado do cérebro e trabalham a imaginação, criando o desejo de compra.

Um dos pontos a serem reforçados quando se trata de marketing através de percepção sensorial é fortalecer a identidade da marca. Existem algumas marcas que são reconhecidas pelo cheirinho, pela decoração e isso nunca muda. A grande dica de hoje se baseia em montar uma estratégia que estimule a compra além do preço e qualidade do produto.

Com tudo isso, há uma nova possibilidade de marketing eficiente com baixos custos. Apesar de simples, essa pode ser a diferenciação do seu produto com a dos concorrentes: trazer novas experiências antes mesmo da compra.

Essa dica é de grande valor no mercado do trade marketing. O grande dinamismo exige que as empresas cativem cada vez mais e de formas provocante.

Fique de olho em nossa página para mais dicas como essa. Até a próxima!